Seguidores

terça-feira, 7 de maio de 2013

COMO CRISTO SERÁ FORMADO NA VIDA DOS PEQUENINOS?


 Nós trabalhamos com as crianças no  templo para que Cristo seja formado na vida delas, ou seja, elas precisam conhecer os ensinos da Palavra para que possam aprender a viver de acordo com esses ensinos. è esse trabalho educacional que irá contribuir para a formação da identidade cristã da criança, ou seja, para o que ela será (caráter) e o que fará (ações).



Na Bíblia, vemos que a educação é valorizada por Deus. Seu plano para a vida do homem era transmitir suas leis no lar, a fim de que a herança histórica fosse passada às novas gerações  o  comportamento ético aprendido e  principalmente que todos aprendessem adorar a Deus. Durante toda história do povo de Israel, vemos o ensino tendo lugar de destaque. Quando Jesus veio, a educação continuou valorizada, pois grande parte do seu ministério foi dedicado ao ensino  Ele preparou os discípulos, através do convívio diário com eles, para que pudessem dar continuidade à  sua obra. Ao retornar ao céu, deixou com cada discípulo a responsabilidade de ensinar todas as nações a guardar tudo o que Ele havia mandado. O apostolo Paulo ensinou as igrejas através de suas cartas, pois os novos crentes precisavam aprender a doutrina cristã para firmarem-se em sua vida de fé,
Atualmente, é necessário que continuemos valorizando o ensino, pois é por meio dele que a criança aprende a viver a vida cristã e se compromete com a obra missionária. Para que Cristo seja formado na vida dos pequeninos precisamos, como líderes,ser reflexos de Cristo. Só podemos contribuir para que Cristo seja formado na vida dos  pequeninos se Ele viver em nós. Deus nos salvou "para sermos conformes à imagem de seu Filho, a fim de que Ele seja o primogênito entre muitos irmãos" (Rm 8.29)
Ao pensar nos pequeninos e na formação. devemos lembrar do diálogo que Jesus teve com Pedro. Antes de dar uma missão a Pedro, Jesus perguntou-lhe três vezes
- Pedro, tu me amas?
Só depois que Pedro declarou o seu amor por Jesus, foi que recebeu a missão de cuidar das ovelhas.
O líder deve ter convicção profunda do seu amor por Jesus, pois é só amando-o que terá prazer em gastar a sua vida para serví-lo. O amor que tem por Jesus, faz o líder ser reflexo Dele onde estiver e todos podem ver esses reflexos em sua vida diária. para tanto, o líder precisa:

Além disso, o líder tem responsabilidades a cumprir, tais como:
ORAR,ESTUDAR, PLANEJAR, ENSINAR, VISITAR E TESTEMUNHAR.
Também precisam ser dedicados ao serviço, pois, terão que alimentar os pequeninos com as verdades bíblicas. Isto implica em dedicar o seu tempo para o preparo. O ensino deve ser de modo que as crianças tenham prazer em  recebê-lo e sintam vontade de ter mais a cada dia. Alimentar  as crianças com as verdades bíblicas é um trabalho continuo, é necessário se empenhar no preparo do material que irá usar, preparar o ambiente onde as aulas se reunirão, estudar o que irá falar e tudo tem que ser feito com capricho. Isto é ensino. Ensinar implica em planejar. Para um encontro, você deve responder as seguintes perguntas:
1-  Qual o texto bíblico que vou ensinar?
2 - Qual o tema do encontro?
3 -  o que o meu aluno terá que aprender ao final do encontro?
4 - Como eu vou ensinar? Que atividades estão sendo propostas para eu e meu aluno fazermos?
5 - Quais os materiais que eu vou usar para ensinar?
6 - Que atividade final meu aluno vai fazer para eu saber que ele aprendeu?
Ao responder essas perguntas, você estará fazendo o planejamento do encontro, levando em conta os seguintes componentes do planejamento: objetivos, conteúdos, metodologia, recursos e avaliação.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

DEIXE O SEU COMENTÁRIO, FICAREI MUITO FELIZ.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...